terça-feira, 23 de junho de 2009

Trote Medicina 2009


Paz e bem!

Ontem, 22 jun. 2009,
fui almoçar no RU do Campus Saúde
testemunhei e registrei que na UFRGS
a idéia de trote solidário
ainda não vingou totalmente.

Ritos de passagem são importantes
(a formatura é um deles)
mas não pode haver humilhação.

Fotografei os bixos da Medicina
sendo humilhados em pleno Campus
nas proximidades da Faculdade de Medicina.

Não me veham dizer que
nenhum professor da Faculdade de Medicina
viu isto.

Igualmente duvido que eu tenha sido
o único servidor da UFRGS a ver isto.

7 comentários:

Unknown disse...

Bom, estou no segundo semestre e portanto passei pelo trote a pouco tempo como bixo e agora nesse semestre como veterana.

Devo dizer que não me senti nem um pouco humilhada quando meus veteranos me receberam com tinta e atualmente tenho um ótimo relacionamento com eles.

Antes de realizarmos essa recepção, assinamos um documento na diretoria da FAMED nos responsabilizando inteiramente pelo trote e colocamos nossa matrícula como garantia.

Realizamos esse trote lembrando que os bixos serão nossos colegas de profissão e participaram apenas aqueles que quiseram.

Acredito que você não tenha tirado foto dos momentos em que demos lanche para eles, nem do nosso futebol de sabão na Redenção, muito menos de todas as festas que já fizemos juntos.

Estou enviando um link já que não acredita que a idéia do trote solidário tenha "vingado".
http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=48676

Respeito sua opinião e tenho conhecimento de todo o preconceito e polêmica que envolve o assunto, mas acho que informação é essencial antes de uma publicação virtual (mesmo num blog com poucos acessos) com dados absolutamente vazios e infundados.

Rodrigo Tolio disse...

SOU VETERANO DESSA TURMA FOTOGRAFADA E PEÇO A VOCÊ QUE ENCONTRE UM BIXO QUE NÃO GOSTOU DO TROTE DA MATRÍCULA, OU DO TRATAMENTO DADO A ELES EM QUALQUER ETAPA DO TROTE.
NÂO DIGA O QUE NÃO SABE "AMIGO"

Gabriel Curubeto disse...

A idéia de humilhação muitas vezes está mais em quem vê do que em quem passa pela situação. Sou veterano desses calouros e sei que vários deles estavam ansiosos pelo trote sujo e aqueles que não quisessem participar foram informados mais de uma vez que não seriam obrigados a nada. Inclusive avisamos que poderiam vir falar conosco em particular, para que não houvesse constrangimento em relação a seus colegas. Isso tudo fora o fato que também foi dito a eles que a qualquer momento poderiam decidir não participar de uma certa brincadeira ou de todo o trote.
Caso haja dúvidas quanto à veracidade dessas informações, peço que seja perguntado aos próprios calouros se são verdadeirras e se algum deles se sentiu humilhado ou constrangido.
Falo só por minha opinião pessoal quanto ao trote, pelo qual também passei no início do ano, não tendo esse comentário relação alguma com qualquer outra pessoa de minha turma.

Unknown disse...

O senhor, como um servidor da UFRGS tão interessado a ponto de postar fotos do trote da medicina, deveria ter sido mais observador e cauteloso ao fazer tais julgamentos. Primeiramente observaria o clima alegre do trote e perceberia, nas fotos mesmo, o sorriso e a satisfação no rosto dos calouros. Certamente os demais servidores e professores que passaram pelo local constataram que não se tratava de nenhum ato de humilhação, pois não é esse o propósito do trote e nem condiz com a índole dos estudantes de medicina da UFRGS.

Unknown disse...

Acredito que tu não tenhas te informado muito bem, pois houve consentimento dos bixos que participaram do trote em estar ali.Quanto a aqueles que não quiseram participar, foi respeitada tal decisão. A cerca do trote solidario, acredito que tu estejas ainda menos informado, por que houve um engajamento muito grande de todos a fim de que a quantidade de alimentos a serem doados fosse a maior possivel..Portanto, desrespeito da tua parte. Facil e' criticar uma ação como essa, dificil e' saber e querer ajudar ao proximo como foi feito por nos e pela comunidade q contribuiu para as doações....

Unknown disse...

Todos os bixos que participaram do trote "sujo" o fizeram por livre e espontânea vontade, sem sofrer nenhum tipo de pressão. Os alunos entram na faculdade e querem passar pelo trote por ser um rito de passagem importante e por que é uma forma deles conhecerem seus colegas fora da sala de aula. Acontecem vários casos de faculdades proibirem o trote e os próprios alunos irem falar com a direção pedindo. Existem trotes violentos, em que os bixos sofrem humilhações, mas essa nunca foi nossa intenção.

Unknown disse...

É muito fácil passar pelo local e ver um único momento de todo o processo que envolveu tanto o trote solidário quanto o sujo e encher a boca para dizer que é contra. No momento em o senhor viu alguma situação com a qual não concordou, era de sua obrigação colher mais informações e investigar melhor os fatos antes de sair criticando. Se tivesse feito tal investigação, veria todo o esforço feito tanto por bixos quanto por veteranos para que o trote fosse o melhor possível. Além de toda a BRINCADEIRA do trote sujo, a qual teve o consentimento de TODOS aqueles que concordaram em participar, passamos um fim de semana inteiro em supermercados recolhendo alimentos para doação e também doamos sangue em postos de saúde. Na minha modesta opinião, o mínimo que o senhor devia fazer era postar um pedido de desculpas (não só para nós veteranos, como também para nossos bixos e todos os estudantes de medicina) aqui mesmo neste site em que posta críticas com tanta facilidade.