segunda-feira, 1 de outubro de 2007

REUNI, E EU COM ISSO?

Embora tenha sido criado por Decreto em abril de 2007, devido a dinâmica do movimento dos técnico-administrativos e da própria Universidade, não foi implementada nenhuma discussão que envolvesse todos os segmentos da Comunidade Universitária mas, isto aparentemente não impediu que várias Unidades de Ensino tenham elaborado seus Planos de Reestruturação que irão compor o Plano de Reestruturação da UFRGS que deverá estar sendo submetido ao CONSUN já na próxima reunião. É fundamental que nós nos envolvamos nesta discussão, principalmente porque ela traz em seu bojo a possibilidade de repensarmos a Universidade como ela está hoje e ponderarmos se é da forma como o Decreto prevê que iremos caminhar para construir a Universidade que defendemos, a Universidade Cidadã Para Os Trabalhadores ou se o governo, se aproveitando da vontade que todos temos de aumentar o número de vagas e de cursos e conseqüentemente a quantidade de recursos disponíveis para assistência e permanência estudantil, para investimento em equipamentos, estrutura, serviços, custeio e pessoal, acaba nos empurrando para a "salvação da Universidade" , a qualquer custo.
O objetivo principal do REUNI está definido no

Art. 1o Fica instituído o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI, com o objetivo de criar condições para a ampliação do acesso e permanência na educação superior, no nível de graduação, pelo melhor aproveitamento da estrutura física e de recursos humanos existentes nas universidades federais.

§ 1o O Programa tem como meta global a elevação gradual da taxa de conclusão média dos cursos de graduação presenciais para noventa por cento e da relação de alunos de graduação em cursos presenciais por professor para dezoito, ao final de cinco anos, a contar do início de cada plano.

§ 2o O Ministério da Educação estabelecerá os parâmetros de cálculo dos indicadores que compõem a meta referida no § 1o.

Notem que eu salientei no artigo 1° a idéia de que existem hoje nas Universidades recursos humanos e estrutura física que não estão sendo aproveitados da melhor maneira, e com certeza eles existem, mas também sabemos que os recursos disponíveis sejam eles humanos ou de estrutura física também necessitam investimentos em manutenção e atualização, em salários e condições de trabalho, envolvendo a questão da saúde para que possamos, sem nenhum plano de reestruturação, melhorar as condições dos cursos já existentes e dos que venham a ser criados. Hoje já existe uma defasagem de técnico-administrativos e docentes. O anseio por recursos financeiros não pode ser superior ao compromisso com o bem-estar e o trabalhar de todos os membros da comunidade universitária.
Ou seja, temos tudo a ver com o REUNI.

Um comentário:

Unknown disse...

É incrível que no mesmo momento em discutimos a nossa proposta de avaliação, onde propusemos uma discussão de uma nova concepção de Universidade até chegarmos ao PDI, a Administração coloque como pauta o REUNI como "tauba" de salvação. No momento em que o Governo, auto-proclamado "popular e democrático", acena com recursos (R$R$R$R$R$) para uma reestruturação das Universidades, o professorado se alvoroça pensando em novos recursos materiais. Não desconsidero a possibilidade de recursos para aperfeiçoamento dos técnicos, que já estava previsto no nosso plano de carreira. Mas o que me incomoda é que quando CIS/ASSUFRGS apresentaram a sua proposta de Avaliação dos TA, onde apresentou-se uma nova concepção de inserção dos servidores e uma discussão de novas perpectivas para a Universidade, tudo era muito difícil. Os professores com seu cooporativismo não querem discutir uma nova Universidade. Os técnicos vinculados à administração tentam garantir os seus nichos hereditários.
No momento em que surgem cifras a discussão passa da noite para o dia a ser a pauta nº 1 da Comunidade Universitária. Espero que nesse "açodamento" (como o Sílvio gosta muito de usar) não percamos de vista o ponto principal de toda essa discussão, a democratização da Universidade.